Estadual Sub 18 - Campeões definidos no Maracanã do surf
RicoSurf
Matheus Farias na onda/ Foto Dani Barcellos |
Mirim e Surdos – únicas categorias que ainda não tinham seus campeões definidos – conhecem os Reis do Rio na praia de Itaúna, Saquarema.
Saquarema amanheceu no domingo (27) sabendo que era dia de decisão. Os melhores surfistas até 18 anos do estado chegavam à praia e encontravam ondas de meio metro - com séries maiores de até 1 metro - o tempo chuvoso e um vento terral.
Tudo perfeito para o fechamento da quarta e última etapa do Circuito Estadual 18 2011. E a molecada retribuiu o presente dado pela natureza com um show de surfe para o público presente na praia.
Com o circuito chegando ao fim, a etapa contou com finais ainda mais emocionantes em 2 categorias, a Mirim (até 16 anos) e Surdos. Isto porque eram as duas categorias que ainda não tinham seus campeões estaduais definidos.
Categoria Mirim (Até 16 anos)
Pedro Neves contou com toda sua sagacidade e foi o grande campeão do circuito, além de se sagrar tricampeão estadual, já que antes havia sido bicampeão estadual na categoria Iniciantes (até 14 anos, em 2009 e 2010).
A bateria, contra o adversário Dávio Figueiredo, foi disputadíssima, mas Pedro conseguiu marcar 13 pontos, contra 9.5 de Dávio, e ficar com o título.
“Estou muito feliz por ter conseguido superar os meus adversários e ganhar esse título. Ano que vem já começo a preparação para o brasileiro e novamente para o estadual”, disse Pedro Neves, já pensando nas próximas competições.
Surdos
A categoria Surdos também vivia um dia de decisão, já que na final seria decidido o título estadual de 2011.
A final foi composta pelos atletas Fábio Quintela, Wiliian Fontes, André Menezes e Ângelo Moura. E quem se deu melhor foi Angelo Moura, que terminou na 1ª colocação, levou o titulo do ranking e comemorou muito a vitória.
Junior
Com o título estadual já definido nessa categoria, os dois finalistas entraram na água para tentar o título da etapa e melhorar a pontuação no ranking.
A final da Junior, assim como a da Mirim, também foi disputada no formato homem a homem, e a decisão ficou entre Matheus Farias e Thiago Barcelos.
Apesar do bom desempenho de Thiago, Matheus Farias deu um show, com direito a manobras aéreas e foi campeão da etapa, além de conseguir a melhor onda do dia, avaliada em 8.75 e a melhor média: 16.25 pontos.
“Estou super feliz por ter me dado bem. Eu treino para ter um surf mais radical mesmo. Na hora fico um pouco nervoso, mas isso é o que acaba me dando mais emoção na execução das manobras”, disse Matheus Farias, empolgado com a vitória.
Feminino Junior
Mesmo com a campeã do circuito já definida a bateria final das meninas pegou fogo.
Wendy Guimarães e Kayane Reis disputaram ponto a ponto, até que uma onda, quase no finalzinho definiu a bateria e deu o título a Wendy Guimarães, que finalizou a etapa com 11.75 pontos nesse domingo.
Chloé Calmon e Nicole Cravo ficaram com o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Longboard (Pranchão até 18 anos)
E no grande momento do Longboard o surfista Anderson Silva levou a melhor. Mesmo com o título já em mãos, Chloé queria faturar mais uma etapa.
Mas para isso, ela teria pela frente os adversários Patrick Ribeiro, Guilherme Reis e Anderson Silva. E não teve jeito, Anderson Silva estava deslizando na água, super à vontade em seu long.
Com um Nose Ride (manobra em que o surfista vai andando até o bico da prancha) fez a melhor pontuação e levou a última etapa.
"Não pude correr as duas últimas etapas, porque estava no brasileiro. Mas achei maravilhoso participar e ganhar essa etapa. Parabéns para a Chloé pelo titulo estadual. Ela surfa muito," disse Anderson, logo após sair da água.
Durante a premiação, o presidente da FESERJ (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), Abílio Fernandes, agradeceu ao grande apoio de todos os patrocinadores e envolvidos no evento, inclusive os participantes e familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário