Atleta se destaca nos jogos Parapanamericanos
Por Marcia Montojos
Foto: Ilustração |
Conquistando cinco medalhas nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, no México, o nadador de Saquarema Caio Oliveira foi homenageado em seu retorno à cidade, dia 22. Com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nas mãos, ele desfilou no carro do Corpo de Bombeiros entre Bacaxá e o Centro. “Não esperava uma recepção como esta, estou vivendo a concretização de um sonho. Tenho certeza que estou no caminho certo”, disse o atleta que começou a nadar há cerca de quatro anos.
Aos 19 anos, o nadador conquistou as medalhas de ouro nos 100m costas e nos 400m livre, as de prata nos 200m medley e nos 100m livre e a de bronze, nos 100m borboleta. Morando no Rio de Janeiro há aproximadamente um ano, Caio é atleta do Botafogo e do Instituto Superar. Porém, foi na piscina da academia Interação, do professor Eduardo Alvim, no Porto da Roça, que ele começou no esporte.
Com um problema congênito de má formação da coluna vertebral que comprometeu a musculatura e os movimentos das pernas, o precisou fazer sete cirurgias corretivas ainda menino. Um pouco acima do peso, começou a praticar natação em 2007 e em 2008 já integrava a seleção da Região dos Lagos entre atletas convencionais. Se profissionalizou há dois anos, quando começou a competir entre paraatletas. “ As dificuldades acabaram vindo a meu favor”, diz ele, que até então competia com atletas convencionais pelo fato de morar longe de um grande centro.
Desde que começou a nadar, Caio conquistou excelentes classificações em todas as competições que participou. Foi campeão mundial, obtendo o melhor índice técnico entre os melhores do mundo, na Republica Tcheca, em 2009, campeão e recordista sulamericano nos 400 livres e nos 200 medley e campeão brasileiro absoluto nas mesmas categorias. Ano passado, o nadador chegou mais uma vez ao lugar mais alto do pódio. Levou cinco medalhas de ouro nos Jogos Estudantis para Paratletas, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário