sábado, 27 de agosto de 2011


Trabalhador encontra ossada pré-histórica
Luciano estava fazendo um buraco no quintal quando teve uma surpresa; os vestígios indicam a existência de um sambaqui no local.
Em Saquarema, um servente de obras encontrou no quintal de casa uma ossada humana que deve ter mais ou menos quatro mil anos. O achado é mais um acervo de sambaqui descoberto na região. Luciano estava fazendo um buraco no quintal para a nova caixa de gordura quando teve uma surpresa. O servente de obra não de assustou, pois sabia da existência de ossos na área. Já a mulher dele, não ficou nada tranquila. Camila, dona de casa, ficou com medo ao se deparar com a inusitada situação. O material está sendo recolhido pela arqueóloga Filomena Crancio. Ela diz que os vestígios indicam se tratar de um sítio arqueológico; mais especificamente um sambaqui, local de moradia temporária de comunidades muito antigas. A ossada é pré-histórica, provavelmente tem mais de quatro mil anos. A identificação do tempo correto vai ser feita por uma avaliação técnica do Museu Nacional, mas a preservação é impressionante. Com a análise dos ossos, é possível descobrir além das características físicas doenças que ocorriam na época.
Após a descoberta, os curiosos estão sempre na volta da casa de Luciano, no bairro Mombaça, área rural de Saquarema. Para preservar a área, o local foi interditado. Técnicos da Iphan, instituto do Patrimônio Nacional e do Museu Nacional, vem na próxima semana para avaliar a área e fazer escavações. Alberto Nessrala, coordenador defesa civil, explica que nada pode ser mexido para preservar todas as características a serem estudadas. Luciano não tem previsão de quando vai poder retomar a obra de ampliação da casa, mas está feliz com a contribuição que fez para cultura.