quinta-feira, 7 de julho de 2011

Primeiro geoparque urbano do país
Território de limites bem definidos, com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócioeconômico local- esta é a definição de GEOPARQUE.
Segundo a UNESCO, entidade que dá a chancela de GEOPARQE, para receber este nome, deve abranger sítios geológicos de especial importância científica e que sejam representativos de a área parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos. Além do significado geológico, pode apresentar relevância ecológica, arqueológica, histórica e cultural.
Saquarema está incluída no Projeto GEOPARQUE COSTÕES e LAGUNAS do Rio de Janeiro, que vai de Maricá até a capital do Petróleo, Macaé.  A informação foi repassada durante a reunião, realizada na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, com representantes dos Municípios envolvidos no Projeto, junto com o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro-DRM, Instituto de Tecnologia de Zurique, Instituto Estadual de Ambiente-INEA e outros órgãos estaduais. 
A representante do DRM, Kátia Mansur, explicou que o Projeto foi apresentado à UNESCO e que a resposta deverá sair enre os meses de julho e agosto de 2012. ""Para apresentarmos este Projeto precisamos do apoio da população local, da interaçãp da comunidade e de Projetos de Educação Ambiental exigidos pela própria UNESCO"", informou.
Segundo Kátia, a UNESCO é muito rigorosa na hora de dar o selo e destacou que em todo o mundo existem aproximadamente 67 GEOPARQUES e que no Brasil, há apenas um, localizado no Ceará - o GEOPARQUE ARARIPE. ""O selo dá oportunidade do local ser reconhecido mundialmente. Existe uma rede de GEOPARQUES, que um indica o outro, e o turista internacional é muito interessado neste assunto"", enfatizou.

Nenhum comentário: