segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TRANSPORTE PÚBLICO:
Deu no Blog: http://horaagasaqua.blogspot.com
Com a ajuda inconfessável de aliados, o caos no transporte público de Saquarema continua firme. O dono da empresa de ônibus local, convocado para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal pelos maus serviços, por duas vezes se recusou a comparecer, enviando substitutos para alegar que são inviáveis as melhorias solicitadas, dizendo que a concessionária não tem a obrigação de fazer nada, apenas ouvir as ‘sugestões’.
Omissão explícita.
Num plenário lotado, alguns vereadores omitiam-se diante de assunto tão essencial para o povo, mas 'desconfortável e chato' para eles. Os hipócritas jogavam para a platéia, fingindo exigir explicações da empresa pela inoperância. Outros, mais matreiros ainda, desviavam o debate para questões menos bombásticas, como a legalização de taxistas.
Cheiro de pizza
Que poder afinal tem essa empresa de última, que só busca aumentar seus lucros sem aperfeiçoar seu serviço?A verdade é que, o que seria um fato importante para a vida de Saquarema, tornou-se um vergonhoso fracasso. A decepção dos presentes foi grande quando o escudeiro que representava o empresário dizia ‘não’ para qualquer tipo de reivindicação, por mais justa e viável que fosse, sem que fosse pressionado.
Claro: estava tudo ensaiado para que o questionamento fosse transformado em pizza.
Assunto encerrado?!Um dos vereadores chegou a dizer que nova concorrência já tinha sido tentada, mas como não havia interessados, a licitação foi cancelada.
Dá pra acreditar? Diante do espanto dos presentes, ele ‘encerrou’ o assunto: 'são os empresários de ônibus quem decidem essas questões,  impedindo que uma empresa tome o espaço da outra.
Cartel criminoso
Não precisa ser especialista para entender que um cartel explora o transporte público de Saquarema, (a reboque do estado), diante da subserviência da prefeitura e dos vereadores. Coisa simples de resolver se as canetas municipais estivessem em boas mãos. Gente com vontade política, que esteja ali para defender os interesses do povo. Simples assim. Pergunta que não cala: se ‘formação de cartel’ é crime contra a economia popular, onde estão as autoridades, inclusive o ministério público, que não chega junto?
Enquanto isso...
E lá vai a RioLagos explorando até o esgotamento seus pobres motoristas-cobradores, em ‘micrões’ que só fazem economizar para os cofres da empresa, além de promover o desemprego, duplicando o tempo das viagens e o desconforto dos passageiros. E lá vai a RioLagos cobrando tarifas iguais às do Rio, onde as linhas são, em média, cinco vezes mais longas. E lá vai a RioLagos deixando os usuários nos pontos por não cumprir horários, ou burlar gratuidades, principalmente as dos idosos, que têm, por leis, direito de viajar com a identidade e nada mais. E lá vai a RioLagos que, durante todos esses anos ganhou de bandeja dos vereadores o monopólio e a saída de circulação das vans, ignorando necessidades básicas como a de mais ônibus aos domingos e do ‘sereno’ nas madrugadas. Acontece que, em Saquarema, certos misteriosos poderes emanam das profundezas da municipalidade para impedir que a sociedade jogue fora o que não lhe interessa.

Nenhum comentário: