Círio de Nazareth agita Saquarema
Saquarema preparou uma grande festa para comemorar o dia de Nossa Senhora de Nazareth, na quarta-feira 8 de setembro. Berço da devoção à Santa e local onde foi realizado o primeiro Círio de Nazareth no Brasil, a cidade teve doze dias de programação para homenagear sua padroeira.
Esse ano, Prefeitura, Irmandade e Paróquia trabalharam juntas na organização do evento, considerado o mais importante do município. “Essa união é altamente benéfica para a festa e resgata a valorização da data”, avalia o secretário de Turismo, Armando Euhrefreund. A abertura oficial foi no dia 31 de agosto, quando houve procissão saindo da Igreja de São João Batista, às 19h30.
Para louvar Nossa Senhora, haverá o Círio das Águas, uma procissão de barcos que percorreu a Lagoa de Saquarema partindo do bairro dos Jardins em direção ao Centro, e o Círio das Rodas, romaria de bicicletas, carros e motos ornamentados, que partiu da igreja Matriz, dando a volta em todo o município. A programação contou ainda, com missas em diferentes horários e a tradicional procissão pelas ruas do Centro, seguida de grande queima de fogos.
Gastronomia e diversão também não faltaram nesses dias de comemoração. Um show católico da Banda Vida Reluz e dez grupos de forró, MPB, rock, blues e outros gêneros musicais animaram o público na Praça do Artesanato. Barraquinhas com souvenires, artesanatos, roupas e alimentação estiveram organizadas por setor, para que as pessoas circulassem com conforto pelo centro da cidade. Além dessa vasta programação, a quarta edição Festival Gastronômico O Gosto de Agosto também acompanhou a feta. No evento, restaurantes apresentaram novidades em seus cardápios, oferecendo entrada, prato principal e sobremesa pelo preço fixo de R$ 44,00.
O culto à Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema é considerado um dos mais antigos do país. Os primeiros relatos são do século XVII. Conta-se que, depois de uma violenta tempestade, pescadores de Saquarema teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora numa rede de peixes. Ela, então, foi levada para uma cabana para ser cultuada, mas desaparecia para ser novamente descoberta no dia seguinte no alto da pedra que divide as duas praias da cidade. O desfecho dessa história só se deu com a construção no local da igreja matriz da Virgem de Nazareth, em pedra e cal, em 1837.
Esse ano, assim como aconteceu em 2008 e 2009, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazareth, de Belém do Pará, visitou o município em reconhecimento a Saquarema como berço da fé na Santa, no país. A visitação aconteceeu no dia 1 de setembro, com missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, na Igreja Matriz, ao meio dia. Devido ao culto a Nossa Senhora de Nazareth, Belém e Saquarema assinaram um protocolo de intenções há dois anos para se tornarem cidades irmãs. Saquarema também deverá ser tornar Santuário nos próximos anos, conforme vem trabalhando a Arquidiocese de Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário