sábado, 20 de agosto de 2011

MAMAS discute políticas públicas
A ministra da Secretaria Especial de
 Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes
 
A primeira reunião para discutir assuntos referentes à Conferência da Mulher em Saquarema foi realizada entre o MAMAS e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e com representantes do Conselho Comunitário de Segurança.
Extrema Pobreza x Violência x Inclusão Produtiva. Esse será o tema da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres que será realizada pela Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal da Mulher, no dia 31 de agosto, de 8h às 17 horas, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antonio, em Bacaxá.
Segundo Terezinha Ruade, integrante do Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema (MAMAS), um dos grupos que ajudou na preparação da presente conferência juntamente com a Secretaria da Mulher, é fundamental que as mulheres se conscientizem de que precisam ter voz, vontade e força para dizerem aquilo de que realmente necessitam. "Quando falamos em violência, não é somente a violência física, mas também a violência de não ter um remédio num posto de saúde, por exemplo", disse ela.
O MAMAS tem contribuído para o desenvolvimento da luta pelos direitos femininos no município de Saquarema através de ações concretas e participações efetivas junto aos órgãos públicos e à sociedade. O grupo se reúne regularmente para elaboração de planos e projetos que possam ser auxiliares para toda a comunidade saquaremense. O MAMAS também ressalta o empenho de toda a equipe da Secretaria da Mulher na preparação da III Conferência. "Vemos com bons olhos que com esta Conferência as mulheres da cidade poderão colher bons frutos", frisou Teresinha Ruade.
O objetivo da Conferência é debater temas relevantes para o campo das políticas para as mulheres, bem como os avanços e desafios da Política Nacional da Mulher, na perspectiva de sua efetivação nas esferas do governo municipal, estadual e federal.
Na ocasião vários temas serão abordados como o fortalecimento do compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a capacitação profissional, a defesa e a garantia dos direitos da mulher. Durante o evento oito delegadas serão eleitas para a Conferência Estadual, sendo cinco da sociedade civil e três do setor público.

Nenhum comentário: