segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estado apresenta plano para Conleste
Saquarema também será beneficiada pelo consórcio intermunicipal que conta com treze participantes
O presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste) e prefeito de Tanguá, Carlos Pereira (PP), conheceram o Plano Estratégico do Estado. Apresentada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, a proposta visa o desenvolvimento e a estruturação dos municípios do consórcio.
Durante o encontro, o representante do governo estadual fez questão de esclarecer os objetivos do Plano Estratégico. “Vamos acompanhar os municípios do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), e o município de Saquarema, para receber benfeitorias do Estado, e assim trazer desenvolvimento a essa região, além de apoiar na comercialização dos produtos agrícolas das cidades”, afirmou Felipe Peixoto. Por sua vez, Carlos Pereira falou dos projetos desenvolvidos em Tanguá, cujas metas são preparar a população local para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo construído na vizinha Itaboraí.
“Estou sempre buscando parceiros que invistam na cidade, em todas as áreas municipais, visando preparar o cidadão para vinda do Comperj”, declarou Pereira. O prefeito de Tanguá e presidente do Conleste também aproveitou o encontro para apresentar números do cultivo da laranja no município e marcar uma nova reunião com Felipe Peixoto e os demais prefeitos do consórcio. Segundo eles, o próximo encontro será no dia 9 de agosto, em Niterói.
Visita - Após o término da reunião, Carlos Pereira e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca foram visitar as obras da nova creche municipal e a Escola de Qualificação Profissional.
As prioridades para os municípios são nas áreas de saneamento, saúde, habitação, turismo, educação, mobilidade urbana, recursos hídricos, transporte, meio ambiente e segurança, listadas pelos especialistas nos grupos de trabalho de cada município. O presidente do Conleste, disse que o desenvolvimento da região depende da cooperação entre os municípios.

Nenhum comentário: