sábado, 27 de agosto de 2011


COLUNA
Nos Bastidores da política
Por Marcelo Araújo
Paulo e Pedro na freguesia de Nazareth

Em ritmo de pré-campanha
Com o objetivo de assegurar a reeleição de seu partido, o PMDB, em sua cidade natal, o deputado Paulo Melo está mirando nos articuladores políticos da oposição a fim de diluir suas candidaturas. A frente da Assembléia Legislativa do Rio somada a proximidade ao governador Sérgio Cabral, não tem sido difícil seduzir aqueles que por muito tempo estão longe das benesses do poder. Basta estalar os dedos e eles, mesmos cabisbaixos e com o orgulho ferido, “sentam” no colinho. Tanto Peres quanto o jovem Pedro Ricardo, principais figuras na próxima disputa eleitoral, já estão sentindo na carne o poder de sedução do deputado.
Peres e o livro de cabeceira
Comenta-se pela cidade que amigos do ex-prefeito já teriam doado, a título de consolo, um volumoso livro para ele passar os próximos quatro anos. Porém, engana-se quem pensa que Peres já teria desistido. Ele apenas se finge de morto esperando os acontecimentos. Filiado ao PSDB o ex-quase-sempre-tucano está muito atento esperando o momento certo de dar o bote. O certo é que ele não irá rechear a empada dos outros e nem criar cobra. Se não vier pelos braços do povo, não apoiará ninguém. O momento político dele é tão agradável que, devido a baixa performance da atual prefeita, poderá ser o candidato do deputado contra o jovem Pedro Ricardo ou, até mesmo, o candidato de Pedro Ricardo contra a prefeita. Cacife político não lhe falta.
Franciane e a velha política
É certo que a prefeita não conseguiu dar o mesmo ritmo nas obras se comparado ao governo antecessor. As mesmas obras e investimentos que deram sustentação a campanha de seu marido, o deputado Paulo Melo, serão agora usadas para tentar alavancar sua reeleição, só que o povo está mais descolado nessa questão e não engolirá facilmente essa prática que já é antiga na cidade. Hospital, escola técnica, praça da orla, enfim, nada justifica tanto atraso na entrega das obras que, diga-se de passagem, não apresentam prazo de entrega conforme determina a legislação. Filme reprisado.
Pedro Ricardo o liso
No estilo “já ganhei” o jovem vereador é um sorriso só. Apesar de fugir da imprensa como o diabo foge da cruz, certamente com receio das perguntas que possam ser feitas a respeito da catastrófica administração de seu pai, ele acredita, e com toda a razão, no carisma e na alta aceitação popular que poderá transformá-lo em novo prefeito. Será ele o herdeiro político de Dalton Borges?

Nenhum comentário: