terça-feira, 14 de junho de 2011

Saquarema tem delegado nacional na CONAM

     Luizão tem se destacado nos movimentos sociais

 Na ocasião o representante da Federação das Associações de Moradores de Saquarema (FAMOSA) e presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Luizão das Flores, foi eleito delegado nacional.
  
11° Congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores aprovou plataforma de luta e elegeu nova diretoria para o triênio 2011 a 2014.
Foram Quatro meses de preparação para o congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores. Neste rico processo foram mobilizadas mais de 20 mil entidades e associações de moradores do país, que debateram a tese "Consolidar as Conquistas para Aprofundar as Mudanças" em mais de 500 plenárias municipais, regionais e estaduais, mais de 2.800 delegados foram eleitos e mais de 2.000 delegados participaram da plenária final do 11° Congresso. Foram quatro dias de debates, participação e construção coletiva. Todas as regiões, todas as gerações, todas as cores e bandeiras de luta das comunidades do Brasil marcaram presença.
O Congresso apontou que as lideranças comunitárias devem no processo de construção do projeto de desenvolvimento social fazer intenso debate com a sua base social e concretamente ajudar a manter a mobilização do povo brasileiro na ampliação de suas conquistas sociais. O  congresso mostrou o caminho para consolidar as conquistas e aprofundar as mudanças, definiu as bases para a construção de um grande movimento comunitário combativo, politizado e avançado. Os delegados fizeram balanço de suas atividades nos seus estados, este balanço destacou a participação das lideranças na elaboração, na aplicação das políticas públicas e no controle delas através dos conselhos, afirmaram que devemos manter a luta pela reforma urbana no centro da luta política no próximo período, com enfoque na campanha pela aprovação da PEC 285/08 da moradia digna, na defesa do Estatuto das Cidades, na luta pela regulamentação da EC29 de financiamento do SUS entre outras políticas públicas. O conjunto das lideranças comunitárias presentes, debateu também a conjuntura nacional e internacional, políticas sociais, desenvolvimento, organização e desafios do movimento comunitário.
O congresso cumpriu sua pauta política e seu papel orientador para o próximo período das lutas sociais, apontou o caminho seguro para a luta do movimento comunitário no cenário nacional, e mostrou grande unidade, alto nível de politização e grande visão estratégica, compreendeu que o momento político exige flexão tática e firmeza de princípios.

Nenhum comentário: